+55 11 3572-8000

Fundador

Vasco Massafeli nasceu em 3 de maio de 1925, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde viveu com a família de origem italiana, em uma fazenda de café. Por volta de 1936, diante das dificuldades do interior, Vasco, juntamente com seus pais e oito irmãos, mudou-se para a capital paulista, passando a morar no Brás, onde viveu sua adolescência e estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Com um tino comercial aguçado, aos 18 anos já era sócio numa pequena fábrica de móveis, chamada Solar. Após servir o Exército e enfrentar o drama da Segunda Grande Guerra, Vasco Massafeli mudou-se para Cotia, onde trabalhou como motorista de caminhão transportando carvão de Ibiúna para São Paulo e pedras para a construção da Rodovia Raposo Tavares.
Em 1947, casou-se e voltou a trabalhar em São Paulo em uma fábrica de brinquedos chamada Gibi. Na empresa, desenvolveu sua criatividade na criação de novos produtos, o que lhe propiciou a oportunidade, com a ajuda do Sr. Zacarias Antônio da Silva, de instalar em Cotia uma das primeiras indústrias, a Fábrica de Brinquedos Genovesi, onde desenvolveu vários projetos de brinquedos. A empresa cresceu e Massafeli tornou-se um próspero empresário.
Quando foi desfeita a sociedade na Fábrica de brinquedos, Massafeli foi obrigado a reiniciar sua vida empresarial. Ao lado do cunhado e da irmã construíram um armazém, que inovava com o serviço de entregas em domicílio. Dessa forma, voltou a trabalhar no setor industrial junto à Munck do Brasil, empresa norueguesa recém instalada em Cotia, onde, graças ao seu conhecimento e espírito empreendedor, logo se tornou encarregado de produção. Em 1962, teve a oportunidade de fazer estágio na sua matriz localizada na Noruega.
Em 1963, após ficar viúvo, fundou o Cotia´s Club, uma associação filantrópica que dava assistência ha cerca de 30 (trinta) crianças, mantidas desde o nascimento até um ano de idade, com fornecimento de leite, roupas e produtos de higiene pessoal, entre outros. Em 1966, Vasco Massafeli casou-se novamente e, com a mesma iniciativa empreendedora desligou-se da Munck para criar uma nova empresa com o intuito de dar assistência técnica aos seus produtos. Tendo como sócia sua nova esposa, fundou em 1970, a Vastec, empresa que além de prestar assistência técnica iria construir pontes rolantes usando parte dos componentes da Munck. Conduzindo com maestria os negócios, a Vastec desenvolveu-se, rapidamente, ampliando sua área construída e capacidade de produção.
img01
Massafeli, sempre contando com a ajuda da esposa e dos filhos, mesmo passando por muitas dificuldades, manteve o crescimento da empresa, pela qual passaram mais de mil funcionários e amigos.
O empresário também fez parte da fundação da Associação Comercial de Cotia, entidade que também ajudou a crescer e a modernizar. Ativo participante da comunidade do Bairro do Portão, Massafeli, ao lado do pai e, mais uma vez contando com o apoio do Sr. Zacarias Antônio da Silva, ajudou na construção da Igreja de Santo Antônio, e, posteriormente, na sua manutenção.
Vasco Massafeli faleceu no dia 1º de Março de 2003, deixando, além de uma vida pessoal exemplar, uma empresa que nunca deixou de cumprir seus compromissos com seus funcionários e com a comunidade. Assim, em homenagem a Vasco Massafeli, o logradouro público, com 10m de largura e 3.800m de extensão, com inicio na confluência da Estrada Fernando Nobre e término na confluência da Rua Macapá, neste município, passa a denominar-se Avenida Vasco Massafeli, através do Decreto Nº 5469, de 26 de Abril de 2004, assinado pelo próprio prefeito Quinzinho Pedroso.